quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estou me retirando de minhas funções de Embaixador do São Paulo F.C.

De são-paulino para são-paulinoOlá são-paulinos,
 
A notícia o título traz, rápido e rasteiro. É uma decisão amadurecida ao longo de mais de um ano.
 
Conversei com meus colaboradores mais imediatos e com o clube. Expliquei motivos e estou tentando ajudar a encaminhar as coisas para que o projeto persista do melhor modo. Mas o fato é que não tenho mais disponibilidade para colaborar com o São Paulo F.C. nos moldes que faço hoje. E queria tratar disso abertamente com todos.
O motivo é bastante comum e compreensível nesse nosso mundo contemporâneo: dadas as exigências da minha vida profissional, me falta tempo. Me dedico a dois empregos que tomam 12 horas do meu dia. Somando isso às outras tarefas do dia-a-dia, o tempo que me sobra é mínimo. Isso dificulta muito minha atuação como Embaixador.
 
E, por outro lado, o São Paulo é muito grande! Para colaborar com o SPFC é preciso poder dedicar-se na medida dos tantos que fizeram e fazem de nosso clube o colosso esportivo que é hoje. O São Paulo não merece pouco. Penso que é preciso pensar também na instituição e abrir espaço para gente com possibilidade de fazer mais do que eu posso atualmente.
 
Atuo criando uma rede de são-paulinos no Rio de Janeiro desde o início de 2006. São quatro anos de dedicação (três com auxílio do clube e dois já oficializado como Embaixador). Alguns milhares de horas trabalhadas pensando no público e no meu clube de coração. Foi algo que me fez muito feliz! E tenho um orgulho imenso! Que não cabe em palavras. Orgulho de fazer algo para juntar pessoas em um mundo que parece cada vez mais frio e com concidadãos mais distantes; de fazer algo generoso por pessoas que nem sempre eu tenho tempo/oportunidade de conhecer; de fazer um trabalho voluntário em um mundo tão comando pelo dinheiro; de fazer do futebol - tão marcado por fronteiras de pertencimento e rivalidades - o contexto para uma convivência sadia, alto-astral e numa lógica inclusiva; de ter canalizado energias na direção de algo tão positivo como sublimação de tempos difíceis na minha vida pessoal; de me mover só e somente por um sentimento pintado em preto, branco e vermelho.
 
Chegar a ser alguém reconhecido e bem quisto em corredores do Morumbi jamais passou pela minha cabeça quando comecei. Assim, olhando o que isso se tornou hoje, não tenho como deixar de agradecer às pessoas do SPFC que confiaram em mim para ser um agente potencializador e multiplicador de são-paulinidade. Muito obrigado! Não tenho palavras pra falar da emoção de ser alguém que colocou um pequeno e discreto paralelepípedo nessa longa estrada gloriosa que é a trajetória do nosso Tricolor!
 
Do mesmo modo, não imaginava constituir uma rede de alguns milhares de pessoas. Ver o interesse das pessoas em participar foi sempre um estímulo gigantesco. Receber de algumas delas palavras de incentivo foi sempre uma preciosa motivação. O "se não fosse vocês, nada disso existiria" não é uma figura de linguagem ou uma expressão de cortesia. É a mais pura realidade! Obrigado a todos vocês!
 
Há ainda um grupo de pessoas que sempre ajudou muito em tudo o que fiz. Colaboradores próximos que juntos criaram as bases do trabalho que temos hoje. Nem sempre fica visível a todos, mas essas pessoas afinaram vários aspectos do trabalho e fizeram coisas que eu não teria a sagacidade e competência de projetar e realizar. Agradeço a todos! Foram tantas pessoas ajudando que é impossível listá-las. Quem ajudou nessa estrada saberá se apropriar do meu agradecimento e tomá-lo para si. Vocês foram sensacionais! Me motivaram a seguir firme e acreditar sempre!
 
Tem um nome, contudo, que eu não me permito deixar passar na homenagem: o do meu amigo Pedro Dal Bó, mais antigo e mais dedicado parceiro na deliciosa aventura de acreditar nisso que fazemos. Valeu demais, Pedro!
 
O trabalho da Embaixada vai prosseguir. Ainda não temos moldes definidos. Mas o clube quer que ele siga e pretende dar apoios ainda mais substanciais na próxima temporada para o desenvolvimento da torcida Brasil afora. Todos serão informados do que está acontecendo. Eu continuarei ajudando no que puder, agora desobrigado do trabalho diário.
 
Como essa foi uma época muito feliz da minha vida, como o centro de tudo é a vibração positiva, a comemoração de gols e dribles e carrinhos e tudo mais, não poderia deixar passar em branco a ocasião especial. Quero fazer uma despedida. E uma despedida alegre! Domingo vou dar uma festa no Guimo's. E quero ter próximo as pessoas que foram o centro de tudo: cada um de vocês! Assim que confirmar os detalhes envio o convite a todos.
 
Nesses anos aqui, dei o meu melhor. Queria ter realizado tantas coisas mais. Mas fico feliz com o que fizemos. Feliz pelo que é o trabalho da Embaixada, feliz por ter inserido alguns momentos de vivência são-paulina na existência de muitos dos que aqui estão, quero dizer, por ter tido um impacto por mínimo que seja na vida de tanta gente; por ter ajudado o nosso Tricolor em um projeto estratégico para que ele se torne ainda maior!
 
Que essa energia se multiplique. Em vocês e nos pequenos são-paulinos e são-paulinas que ainda estão por vir!
 
 
Abraços a todos,
 
Rodrigo Marques.

77 comentários:

Luiz Araujo disse...

Ah não Rodrigo!
sem essa cara, vc é a alma e o espirito do São Paulo no Rio.

Thiago Mouço disse...

Rodrigo,

entendo suas razões para esta decisão e lamento muito sua saída devido a qualidade do seu trabalho, o seu empenho, a sua felicidade em fazer parte disso. Queria poder ter ajudado mais, mas infelizmente é complciado pra mim.
Acompanhei porém seus e-mails e suas vibrações a cada jogo e gostava de ver vc as transmitindo aos demais. A palavra de uma pessoa tão importante e líder de um grupo de milhares de apaixonados é sempre um grande incentivo. Estavamos confiados a você e você não decepcionou.
Desejo muito sucesso na sua vida e agradeço por ter trocado esse projeto, por ter me recebido de braços abertos no grupo e por fazer parte da nossa torcida. É bom sabem que dentro da nossa nação existem pessoas como você.
No vemos na Embaixada.

Obrigado e parabéns!

Rodrigo dos Santos Rodrigues disse...

Em pouco tempo que conheço a embaixada, cerca de 3 meses, com certeza fui bastante ajudado devido à sua dedicaçao, obrigado pelo esforço em tornar essa embaixada cada vez melhor. Espero que isso não pare por aqui!! boa sorte pra vc no seu futuro profissional! seu trabalho pelo spfc não foi em vão! abçs

Gab Filgueiras disse...

Nem preciso parabenizá-lo pelo trabalho e dizer que fará falta! Domingo estarei lá, com ou sem joelho, rs..
Boa sorte em todos os caminhos que seguir. E que venha o próximo embaixador(a), com a dedicação e o amor que você tanto teve diante de tal cargo e que o nosso clube tanto merece! =)

Diana Knippel Gallo disse...

Concordo com td que a gabi disse! sentiremos saudades! :)

Emerson Victoria disse...

Sentido, Rodrigooolll!!!

Apesar de não nos conhecermos me apresentei, sugerindo a criação de um site inteligente para a Embaixada do SPFC em um dos episódios das caravanas. Pena que não deu pra você segurar, entendo como é difícil encarar sua jornada. No e-mail anterior, citei que morei 15 anos em São Paulo e gostaria de contribuir com a Embaixada do Rio, já que tenho uma Agência de Publicidade. Qualquer coisa, grite aqui para esse são-paulino de coração.

Abraço camarada,
Emerson Victoria Borges

Aline Jansen disse...

eita!

Thierry Gregorio disse...

Parabéns, cara! Você fez muito pelo São Paulo, pela gente,pelos são-paulinos, por nós!

Sei como é difícil a correria e abdicar de uma série de coisas da vida pessoal em pró de um objetivo maior, a Embaixada São Paulinos no Rio.

Sigua adiante com o pensamento de que você fez o melhor e fez muita gente feliz!

Obrigado por tudo,
Thierry Gregorio

Giordanna Galvan disse...

Rodrigo

Desde que vim pro Rio a um ano atras pensava, como esse menino consegue dar conta de passar informaçoes atualizadas, organizar excursoes e dar assistencia a tudo relacioando ao Sao Paulo aqui no Rio? Realmente vc fez um trabalho de se orgulhar, quero agradecer do fundo do coracao de uma sao paulina paranaense por tudo, pelas noticias sempre atualizadissimas, vou sentir falta, hehehe mas sei que tudo isso requer tempo e sei como eh a vida aqui. Te desejo o melhor, boa sorte mesmo, vc merece!
Sobre a despedida me avisa que se der eu vou sim.

Bjao
Giordanna

Miller Bernardes disse...

Rodrigo Marques,

Meu muito OBRIGADO de todo coração, você é um dos Tricolores mais fantásticos que tive o prazer de conhecer e conviver nessa comunidade.
O seu apoio a todos os membros é impressionante, com você na presidência creio eu que todos nós estávamos tranquilos, pois estava no lugar que merecia.

Meus comprimentos e sou um admirador do seu trabalho.

Um abraço !!!!!!!!! "SPFC"


Miller Bernardes

Diogo Batalha disse...

Devo aqui esclarecer o real motivo pelo qual nosso embaixador está se retirando do cargo.

De acordo com o Wikileaks, nosso embaixador enviou documentos a alta cupula sao paulina onde trava os corinthianos como Galinhas sem história e sem estádio.

Nesse mesmo documento, ele acusa o time se estádio de comprar um carregamento de rosquinhas para o Ronaldo e diz que o seu presidente tem o desejo oculto de comandar o Sao Paulo um dia.

Por ultimo, ele fala que a camisa do corinthians deveria ser reformulada e retirado aqueles asteriscos que compoem o simbolo, representando o campeonato de 2005 e o mundialito.

A assessoria do Tricolor nega que seja esse motivo e garante que a VISA e a MASTERCARD não bloquearao os pagamentos a embaixada.

No mais, agradecemos a nosso grande ex-embaixador e esperemos que ele aproveite a sua aposentadoria.

Sem mais,

Diogo Batalha.

Daniel Milhomem disse...

Rodrigo Marques,

Meu muito OBRIGADO de todo coração, você é um dos Tricolores mais fantásticos que tive o prazer de conhecer e conviver nessa comunidade.
O seu apoio a todos os membros é impressionante, com você na presidência creio eu que todos nós estávamos tranquilos, pois estava no lugar que merecia.

Meus comprimentos e sou um admirador do seu trabalho.

Um abraço !!!!!!!!! "SPFC"


Miller Bernardes

[2]


Daniel Milhomem

Marlon Falzetta disse...

Belo texto de despedida.
Sorte!

Giuseppe disse...

Parabéns irmão Tricolor,

Saibas que com teu trabalho, tu ajudou a glorificar o nome de nosso amado São Paulo Futebol Clube cada vez mais !!!

Tu és Forte, Tu és Grande,
Dentre os Grandes, és o Primeiro.

PAA,

Giuseppe.

Rodolpho Mendes disse...

Rodrigo, estou sem palavras!! Tô muito emocionado. E irei sim domingo.

E logo no meu aniversário hein a festa de despedida. Só Deus sabe a sua luta pela instituição, pelos torcedores, por tudo!!

Parabéns por esses 4 anos. Abços

Valmaria R. Silva disse...

Valeu Rodrigo,

vou sentir falta dos seus emails informativos.
Muito obrigada por tudo e sucesso na sua vida profissional e pessoal.

Um abraço,

Valmária R. Silva

Daniela Fichino disse...

Rodrigo,
Pouco convivi com você, mas não poderia deixar de expressar a minha gratidão e admiração por todo o trabalho realizado no comando da embaixada. Obrigada por ter idealizado e construído um projeto tão especial! Não é todo o dia que encontramos pessoas que queiram viver os seus sonhos, e não apenas sonhá-los.
Não sei como está estruturada a organização da embaixada, mas faço votos de que você continue próximo da nova gestão. Certamente será um privilégio para todos poder contar com o seu olhar atento.
Acho que todos nós pudemos ver a seriedade com a qual você conduziu a embaixada durante esses anos. A organização dos encontros, as rifas, as caravanas, a espera do time nos aeroportos, os textos enviados semanalmente (sempre cuidadosos, cheios de referências, escritos em um português impecável)... como enumerar tudo? Isso sem falar da lista de emails, que embora conte com milhares de inscritos, NUNCA recebeu um spam, um anúncio sequer.
Espero que a próxima gestão honre a responsabilidade de continuar com este belo trabalho!
Por fim, lhe desejo muito sucesso na sua vida pessoal - e que não lhe faltem projetos, sonhos e conquistas!
Abs,
Daniela

Alexander Alves da Silva disse...

Um forte abraço embaixador!!!

Pedro dal Bó disse...

Dom, cara faz tempo que não te chamo assim.

(...)

Tenha certeza que nesse domingo estarei no Guimo não importa o que aconteça. Esse é um momento de tristeza e alegria. Por mostrar que está encaminhando sua vida para maiores objetivos, mas deixa de lado, por enquanto esperamos, o que com certeza será nossa maior realização pessoal.

Abraços,
Sancho

Raquel F. Pires disse...

Querido,

muito obrigada por tudo!!! Por sua causa, conheci pessoas maravilhosas, amigos incríveis que levarei pra vida toda! Por sua causa, pude festejar nas ruas de Copacabana o Penta em 2007, numa madrugada de quarta pra quinta!

A vida segue, mas lembre-se de uma coisa: uma vez Embaixador, sempre Embaixador!

Muitos beijos!

Angelica Albuquerque disse...

Nem seria preciso dizer, mas aquele seu e-mail me emocionou (ainda mais ao ler no dia de hoje) e sem dúvida alguma, me deu mais orgulho da Embaixada, de você e de todos que fizeram essa ideia "maluca" ser um sucesso.
Agradeço mais uma vez pela oportunidade que me deu de poder trabalhar; contribuir diretamente com isso, de alguma forma.
A Embaixa é algo extramemente importante pra mim e algo que SEMPRE levarei no meu coração.
Enfim, estou aguardando a "nova programação" ficar pronta e um 2011 mais feliz para nós são-paulinos.

:)

Felipe Barbosa disse...

Parabéns Rodrigo e obrigado por este grande trabalho realizado. Estou a pouco tempo no Rio de Janeiro, mas acompanho o trabalho de longe faz algum tempo. Obrigado pela sua colaboração e torço para que este lindo trabalho continue!!

Fabiana disse...

Parabéns pelo trabalho de amor e dedicação ao nosso tricolor querido. Muito obrigada por tudo!

Marceleza Correa disse...

obrigado por tudo, meu Embaixador! Não bastasse os assuntos referentes ao SPFC, te devo ainda conhecer o meu amor (aí em cima)! Serás desde sempre nosso padrinho de honra!

Alvinho De Oliveira Santos disse...

Uma pena Rodrigo, seu trabalho era show de bola, alguém vai te substituir lék ??????

Celso Santos disse...

Você sempre foi e sempre será motivo de orgulho para todos. Eu me sinto honrado que nossos caminhos tenham se cruzados. Abraços

Ney disse...

Nesse dia que deveria ser de grande alegria para a comunidade sãopaulina, recebo esta noticia e vem um sentimento de vazio, que algo esta se perdendo.... De qualquer forma, muito obrigado Rodrigo, seu trabalho foi excelente e será sempre lembrado por todos nós, São Paulinos no Rio ou em Niterói. Você com sua competência criou um dos maiores movimentos de torcida em um terreno rival, e espero que seu sucessor mantenha o mesmo nível de trabalho.
Sorte na sua vida, sucesso, e aproveito para dizer que não poderei estar presente na sua festa pois estarei em volta redonda. Entretanto, sinta-se orgulhoso e pode ter certeza, seu trabalho foi cumprido com honra e méritos
abraços

Thiago Bordalo disse...

Fala Rodrigão!!

Cara, quando vi o assunto confesso que me espantei.....mas logo pude entender, e creio que estás correto!!

Eu gostaria de lhe agradecer pessoalmente (e provavelmente vá à festa no domingo), porém se algo falhar, ficará então registrado aqui.

Obrigado, muito obrigado, pela dedicação neste trabalho maravilhoso que realizaste! Obrigado por nos proporcionar momentos ímpares de são paulinidade, que jamais esqueceremos. Lembro-me das conversas, das caravanas, dos jogos no maraca, que maravilha!! O SPFC está no nosso sangue.
Parabéns e obrigado por tudo que fizeste na NOSSA querida EMBAIXADA!! Você é bom!! Ahhh... e que venham mais 75 anos de muitas conquistas para todos nós - SOBERANOS Tricolores!!!

Que DEUS te abençoe nesta árdua jornada de TRABALHADOR (que somos, sofredores....rsrsrs) e te faça muito feliz!!

Um grande abraço e fique na paz!

Thiago Bordalo

Helio Rocumback disse...

Lamentando tal desfecho, mas com total compreensão e solidariedade,só podemos, dizer OBRIGADO, e volte sempre.

Helio Rocumback

Guilherme Conrado disse...

Rodrigo,

Parabéns pelo sempre excelente trabalho feito até aqui.
Energia, percistencia, saúde e inteligencia para buscar seus ideais profissionais e pessoais.

Sei como é isso de quase nao ter tempo para uma determinada atividade.

Coloco-me , a disposiçao , para o que me for possível , ajudar ao grupo.
Talvez, Domingo nao consiga estar presente, mas vamos ver até lá.

Sempre materemos contato !

Forte Abraço !

Guilherme

Alex Kid disse...

Poxa Rodrigo, não sei o que dizer, apenas que até em sua despedida de título de ambaixador, como de costume você é um cara sensato consciente. Eu poderia dizer várias outras qualidades, mas resumo dizendo que você é um cara SENSACIONAL, diferente e quero que saiba, e de coração lhe digo isso, você é uma das poucas pessoas que conheço pessoalmente, que me causam admiração pelo tipo de personalidade, portanto peço que você jamais mude o seu jeito de ser, pois é exatamente isso que faz você ser um cara especial. Obrigado por tudo e que você tenha cada vez mais sucesso em tudo o que fizer, e tenho certeza que isso não vai ser nada dificil para você, conhecendo sua inteligência e competência. Queria falar muito mais de você e para você, mas como me peguei vendo o seu email agora, no horário de almoço do trabalho, me expresso com poucas palavras, mas palavras sinceras e de coração. Grande abraço meu eterno embaixador. Felicidades e muito sucesso.

Alex Kid.

Luiz Carlos Tricolor disse...

VALEU PRESIDENTE
VALEU POR TUDO MEU CAMARADA VC REALMENTE HONROU O NOME DO SÃO PAULO FUTEBL CLUBE, PROPORCIONANDO QUE A NOSSA TORCIDA FICASSE CADA VEZ MAIS FORTE EM NOSSO ESTADO. UM GRANDE ABRAÇO E SORTE PARA VC EM SUA CAMINHADA.

Marco Antonio disse...

Bom dia Rodrigo,

Me lembro perfeitamente do dia em que fui abortado por você e por uma simpática jovem no Maracanã no jogo entre Fluminense e o nosso SOBERANO SPFC, foi o meu primeiro jogo no “Maraca” então sempre fica marcado, mas o que me chamou a atenção mesmo, foi o seu gesto, de me abortar e passar uma mensagem de que no RJ existia uma comunidade com a mesma finalidade que era ver, torcer, sofrer, se alegrar, se reunir e discutir São Paulo Futebol Clube, fui no ponto de encontro em Copacabana ver o jogo pela televisão algumas vezes e lá estava você, voltei a te encontrar no Engenhão (também foi a primeira vez lá também) no jogo Botafogo e x SOBERANO SPFC, e lá estava você, com a mesma persistência, a mesma dedicação o mesmo IDEAL estampado no seu rosto, que era de mostrar a todos que o SPFC existia no RJ, fiquei muito contente e agradecido ao mesmo tempo, pois pude ver que além de amar o nosso SPFC, você era persistente, e tenho certeza que a sua persistência, perseverança e amor ao que fazia, iria ser recompensada em ver que aquele “pequeno e discreto paralelepípedo” pintado em PRETO, VERMELHO E BRANCO, hoje é uma estrada com destino certo que é o SUCESSO, e tudo graças a você e aos seu colaboradores.

Rodrigo apesar de não me conhecer e somente de ter visto o meu rosto entre tantas dezenas, centenas e milhares de são-paulinos, eu te conheci e posso contar as minhas filhas (são-paulinas logico) e quando tiver os meus netos, que um dia “vi e conheci um jovem” que construiu uma linda estrada onde hoje andam milhares de são-paulinos, e todos sabem ou saberão que graças a sua persistência, perseverança e amor ao que fazia um dia seria recompensado e teria o objetivo alcançado, o objetivo foi alcançado, a estrada esta construída.....agora só depende de nós mantê-la e conserva-la....

MUITO OBRIGADO E TENHA SUCESSO NOS SEUS PROJETOS E OBJETIVOS, ASSIM COMO TEVE COMO EMBAIXADOR DO SPFC.

PARABENS EM PRETO VERMELHO E BRANCO !.

Marco Antônio

Rubens Gama Jr disse...

Parabéns pela gestão meu caro. Que seus novos desafios tenham o mesmo êxito. Abraço

Rafael Póvoa disse...

Morador!

Wagner Sicoli disse...

Rodrigo, Bom dia.

Gostaria de te parabenizer por todos os seus feitos na embaixada sãopaulina aqui no Rio de Janeiro.
Moro a pouco tempo aqui, mas já deu para sentira a força do São Paulo em outros estados.
Graças a você eu me sinto em casa assistindo os jogos do Sampa em copacabana ou apenas pansando que existem muitos Paulistas que amam o São Paulo como eu amo que estão aqui nessa cidade Maravilhosa.

Muiito obrigado pela dedicação e que o seu sucessor seja tão bom quanto você é.

Atenciosamente,

Wagner Sicoli!

Pedro Goés Martins disse...

Li o e-mail, lamentei, mas compreendi completamente! Talvez vc "renda" mais e se divirta mais sem as obrigações que o cargo impõe. Fato é que você já fez muito, cara! Muito mesmo! Só dá pra terminar essa msg dizendo parabéns! (ou dizendo "arruma essa coluna e vamo jogar bola domingo"! hahauah)

Mariana Pontim disse...

Olá Rodrigo,

A vida cotidiana esta cada vez mais desumana. O mundo moderno tenta transformar a gente em máquinas de produção. A gente para sobreviver tem que se submeter a certas coisas que de antemão, sabe-se que é nocivo pra nós mesmos, ao mesmo tempo que, conscientes da lógica impiedosa do capitalismo, tentamos lutar de todas as formas contra alienação.
Sou historiadora e trabalho com pesquisa relacionada à preservação de patrimônio, e como vc, tenho que me dedicar 12 horas diárias para dar conta do serviço, às vezes, trabalhando nos finais de semana e procurando brechas de lazer.

Quero dizer, com isso, que entendo a sua posição e gostaria de te parabenizar pelo serviço de Emabaixador, pois não vejo nenhum trabalho semelhante em qualquer estado brasileiro. Nasci em São Paulo e vivi até os meus 15/16 anos e não tinha nenhum trabalho de divulgação como esse, nem mesmo extra-oficial, embora já existisse internet e coisa e tal. Em 1997, fui morar em Salvador e nada, apenas um bar na altura da praia do Corsário, onde os tricolores são-paulinos se reuniam durante os jogos. Somente quando vim pra cá, em 2007, fiquei sabendo da existência da Embaixada, através de um rapaz loiro chamado Pedro, provavelmente o mesmo a quem vc se refere no texto, e achei o máximo. Comentei com os meus familiares em São Paulo, todos são-paulinos - desde o primeiro imigrante dos Pontim, metade italiano, metade austríaco - e nenhuma organização...nada...Comentei com os meus amigos soteropolitanos e novamente: nada, apesar da torcida são-paulina ser bastante numerosa na Bahia. Pra vc ter uma idéia, tanto na escola quanto na faculdade, havia mais são-paulinos lá do que nas escolas e nos bairros onde estudei e morei em São Paulo, na Zona Leste, mais precisamente nos bairros do Tatuapé e da Mooca, redutos de corinthianos e palmeirenses.

Sei que a Embaixada do Rio é pioneira e, mesmo não acompanhando o trabalho de vcs como gostaria, posso afirmar, sem medo de incorrer em erros, que ela cumpre um papel fundamental na divulgação de notícias do Clube, nas orientações dadas àqueles que desconhecem a cidade, nas informações sobre eventos, festas, celebrações e homenagens do nosso querido São Paulo.

Espero que ela continue assim, mesmo com a sua saída.

Um abraço,

Mariana Pontim

Mariana Pontim disse...

Olá Rodrigo,

A vida cotidiana esta cada vez mais desumana. O mundo moderno tenta transformar a gente em máquinas de produção. A gente para sobreviver tem que se submeter a certas coisas que de antemão, sabe-se que é nocivo pra nós mesmos, ao mesmo tempo que, conscientes da lógica impiedosa do capitalismo, tentamos lutar de todas as formas contra alienação.
Sou historiadora e trabalho com pesquisa relacionada à preservação de patrimônio, e como vc, tenho que me dedicar 12 horas diárias para dar conta do serviço, às vezes, trabalhando nos finais de semana e procurando brechas de lazer.

Quero dizer, com isso, que entendo a sua posição e gostaria de te parabenizar pelo serviço de Emabaixador, pois não vejo nenhum trabalho semelhante em qualquer estado brasileiro. Nasci em São Paulo e vivi até os meus 15/16 anos e não tinha nenhum trabalho de divulgação como esse, nem mesmo extra-oficial, embora já existisse internet e coisa e tal. Em 1997, fui morar em Salvador e nada, apenas um bar na altura da praia do Corsário, onde os tricolores são-paulinos se reuniam durante os jogos. Somente quando vim pra cá, em 2007, fiquei sabendo da existência da Embaixada, através de um rapaz loiro chamado Pedro, provavelmente o mesmo a quem vc se refere no texto, e achei o máximo. Comentei com os meus familiares em São Paulo, todos são-paulinos - desde o primeiro imigrante dos Pontim, metade italiano, metade austríaco - e nenhuma organização...nada...Comentei com os meus amigos soteropolitanos e novamente: nada, apesar da torcida são-paulina ser bastante numerosa na Bahia. Pra vc ter uma idéia, tanto na escola quanto na faculdade, havia mais são-paulinos lá do que nas escolas e nos bairros onde estudei e morei em São Paulo, na Zona Leste, mais precisamente nos bairros do Tatuapé e da Mooca, redutos de corinthianos e palmeirenses.

Sei que a Embaixada do Rio é pioneira e, mesmo não acompanhando o trabalho de vcs como gostaria, posso afirmar, sem medo de incorrer em erros, que ela cumpre um papel fundamental na divulgação de notícias do Clube, nas orientações dadas àqueles que desconhecem a cidade, nas informações sobre eventos, festas, celebrações e homenagens do nosso querido São Paulo.

Espero que ela continue assim, mesmo com a sua saída.

Um abraço,

Mariana Pontim

Ricardo Monteiro disse...

Amigo Rodrigo

Confesso que a 05 anos quando sai de SP por motivos profissionais e vim parar no interior do RJ (Paraíba do Sul), acreditava que estaria solitário, mesmo sendo São Paulino de coração, quando encontrei no site do SPFC a embaixada fiquei mais orgulhoso ainda, pois notei que a minha batalha não seria inglória. Hoje somos 12 são paulinos que se encontram na nossa cidade para ver os jogos, quero registrar que esse incentivo veio de vocês e de todas as notícias e campanhas que vocês fizeram, tomando esse exemplo como incentivo estamos crescendo também os nossos adeptos.

Só gostaria em nome de todos os São Paulinos de Paraíba de Sul e Três Rios agradecer por todos os feitos e desejar-lhe muito sucesso.

Saudações Tricolores

Ricardo Monteiro

andrea rapchan lima disse...

Emocionante seu texto Rodrigo.

Você fez a diferença. E fica tranquilo que embaixador é igual presidente. Uma vez embaixador, embaixador sempre.

(...)

Fico feliz e orgulhosa.

(...)

E mais, meu filhote fez 8 meses!! O novo são Paulino.

Manda notícias sempre.

Bjão Andrea

Ana Flavia disse...

Rodrigo parabens pelo seu trabalho feito ao longo deste 04 anos.

Desejo sorte em sua nova jornada.

Marcio Forte disse...

Rodrigo,
É pena ver você se despedindo desta atividade como Embaixador, espero que tenha conquistado muito nestes 4 anos e que o SPFC tenha te valorizado, ou melhor as pessoas que la estão, pois o SPFC é algo que amamos. Sei que as coisas são um pouco difíceis por lá, mas também sei que esse periodo de 4 anos foi muito valiozo para você.

Parabens e saiba que aqui nesta terra fria e distante existem pessoas que lhe admira pelo seu trabalho, apesar de não lhe conhecer pessoalmente, quem sabe umas destas férias no RIO não nos encontramos para uma cerveja.

BOA SORTE e desejo um otimo Natal e Feliz Ano Novo.

Abraço de um São Paulino.

Marco Antonio Vargas Pereira disse...

Rodrigo,

Agradeço o tempo que você dispendeu, e as partidas assistidas no pub, as camisas ganhas em sorteio , os jogos no Maracanã e no Engenhão, e tudo o mais.

Karlo Oliveira disse...

Grande Rodrigo!

Imagino a dificuldade que foi para você chegar nessa decisão, tanto é que está há mais de um ano pensando sobre isso.

Não o conheço tão bem quanto muitas pessoas por aqui mas tenho profunda admiração por sua iniciativa e, principalmente, por sua persistência em fazer esse movimento de "reunir torcedores de um mesmo time para ver jogo em bar" em algo de proporções tão grandes quanto ostentar o nome de "Embaixada", receber o reconhecimento oficial do clube, a primeira Embaixada do gênero no país.

Talvez você tenha a real percepção do tamanho que essa sua iniciativa tomou; ou talvez seja algo que você só vá perceber daqui a alguns anos, quando tiver filhos ou netos... mas de uma coisa eu tenho certeza, você sabe que nada disso seria possível sem uma tremenda força de vontade, algo que você sempre teve.

Por isso, e por ter a capacidade e a paciência de reunir e organizar tantas pessoas como você fez, te parabenizo.

Que o seu sucessor tenha seu engajamento e sua paciência, e também saiba reconhecer - quando for necessário - o momento de parar. Organizar os eventos da Embaixada é algo que demanda dedicação muito alta e reconhecer isso não é para qualquer pessoa, o que engrandece ainda mais suas qualidades, cara.

Agradeço pela oportunidade que me deu de comemorar vitórias e títulos do São Paulo, reunido com outros torcedores TRIcolores.

Grande abraço!

Karlo Oliveira

Anônimo disse...

Rodrigo... valeu por tudo cara!
muito obrigado!!!

Leo Beck disse...

E o pior ano do São Paulo dos último anos, fecha com "chave de ouro".
Sai, 2010!!
Honestamente, a notícia mais triste que um são-paulino poderia receber.

Rodrigo,
agradeço imensamente pelo desencontro na semi-final da libertadores de 2005, pela luta para conseguirmos onde reunir os pouquíssimo são paulinos naquela feliz manhã de 18/12/05 e por tudo o mais que ajudou a consolidar nossa amizade.
Essa Embaixada não existiria sem você.

Obrigado e um forte abraço!!

Matheus Nascimento de Albuquerque disse...

Isso ae Rodrigo Parabéns pelo seu trabalho,você foi mto importante, agradeço mto a você por deixar cada um são-paulino desse maravilhoso Rio de Janeiro, infomado e assim ajudando no nosso Tricolor,obrigado você foi demais
Abraços! BY:THEUS:P

Rogério Pimentel Teixeira disse...

Grande Rodrigo

Queria muito ir na tua festa, te dar um abraço e agradecer por tudo que vc fez pelo nosso São Paulo aqui no Rio e muito mais, mas não vou poder porque estarei viajando no domingo.
Apesar de ter compartilhado muitas tardes/noites de muita emoção e felicidade no nosso ponto habitual ( Guimo´s Pub ) e no aeroporto, não chegamos a ficar amigos de verdade pois eu sempre achava que haveria momentos melhores e futuros.

Até conversamos rapidamente algumas vezes como no Tri ( Hexa ) na Cobal do Leblon e numa recente chegada do nosso tricolor no Santos Dumont ( pra enfrentar o Botafogo no Engenhão no dia seguinte ) mas sempre deixei pra te agradecer uma possível próxima vez, que agora será difícil de acontecer, pelos motivos que vc bem explicou para anunciar sua despedida.

Então, te agradeço aqui e agora, sabendo que dificilmente teremos alguém tão dedicado, preparado e talentoso como vc para ser o Embaixador do nosso time aqui no Rio. Pessoas como vc são raras e merecem toda nossa gratidão e admiração.
Te desejo tudo de bom em sua vida, trabalhos e tudo mais. E que, se for possível, mantenhamos contato para muitos futuros momentos de alegria e união com nosso amado São Paulo Futebol Clube.


Conte sempre comigo, Rodrigo.
Um grande abraço, feliz Natal e ano novo!

Rogério Pimentel Teixeira

PS- E que a sua festa seja tão boa quanto um golaço de falta ( sim, isto existe! ) do meu xará Ceni aos 44' do segundo tempo, coroando mais uma vitória tricolor. :-)

Rafael Miranda disse...

valeu por tudo

Claudio Sacchetti disse...

Realmente o ano de 2010 não foi nada bom para nós tricolores, o time andou mal das pernas, provavelmente não teremos a abertura da Copa e agora no final do anos estamos perdendo nosso Embaixador.
Tive poucos momentos com o Rodrigo, mas sempre acompanhei sua dedicação a Embaixada pela Internet, uma perda enorme para nós Tricolores do Rio de Janeiro.
Quero agradecer seu tempo cedido com extrema capacidade, lealdade e humildade, voce com certeza estara em nossos corações como um dos nossos idolos do passado.
Que voce tenha muito sucesso nos seus novos desafios, mas estaremos juntos em 2011, se não mais como Embaixador mas como torcedor e integrante da nossa embaixada.
Como disse algum colega acima, uma vex Embaixador, sempre Embaixador.

Um grande abraço

Felipe Silva disse...

Po cara, nem sei o que te falar.
Apenas agradecer por tudo ... todo o apoio que você deu a todos nós. Que mesmo morando distante do nosso time de coração, você intermediou tudo com uma perfeição magnífica!
Quando eu vi o e-mail. Achei que você estava nos chamando para alguma festa, pra comemorar o 75° aniversário do TRIcolor. rs
Parabéns Rodrigão!

OBS: So tenho uma dúvida: Alguém ficará no seu lugar ... ou sairemos do Guimu's, onde veremos os jogos (todos unidos).
Abraço meu veeeio !

Silvio Sidney disse...

boa sorte rodrigo!!
muito sucesso pra você e obrigado!

Rodrigo Constantino disse...

Professor, quanto tempo!? E que notícia forte, hein?

Confesso que esperava ler isso um dia, pois, nem tudo e nem todos sao pra sempre. rs

Mas ainda assim, é uma notícia que tras medo e espectativa, além de um pouco de tristeza (talvez muita, mas é muito bambi esse tipo de coisa). rs Mesmo eu nao frequentando o grupo com tanta frequencia (ta, é uma ou duas vezes no ano rs), é assim que me sinto.

Só tenho a agradecer por tudo que voce (leia - se Pedrão e João também) fez por esse clube e por nós. Uma das maiores felicidades que tive nesse tempo de Rio, foi ter conhecido voces e ter participado de um movimento como esse. É sério. Seríssimo. Conto histórias aqui na bahia que nego não acredita e que eu nao esqueço e nem esquecerei.

O SP, nós e o RJ tiveram sorte de ser voce o cara que iniciou essa jornada. Digo sorte, pq nao é fácil achar alguém com um caráter, índole, moral e pq nao formação adequada pra nortear um grupo de pessoas. Muito mais que torcida, nos fomos um movimento social cujo propósito era somente fazer coisas boas. Porra, isso é muito difícil!!!! Acha que isso é fácil? Sempre me peguei pesando como o SP deu sorte de ter um cara articulado, honesto e engajado no projeto. Mais um vez digo sorte, pq achamos o honesto, achamos o articulado e achamos o engajado, mas é difícil encontrar todos em uma única pessoa e em um país cada vez mais complicado. ter pessoas como voce como referencia, é cada vez mais dificil.

Saiba que sou um fã, principalmente de como voce enxerga as situações e as pessoas. Nao é fácil ser assim, nascemos e crescemos com vícios e exemplos de uma sociedade hipócrita, e é difícil extirpar alguns desses vícios.

Mas voce nos ensinou a mandar pra longe alguns deles.

Ta meio bambi esse email, coisa de sao paulino. rsrs Mas é a verdade. Eu sou um daqueles que prefere ser agente de mudança, muito mais que figuração de sobrevivencia e leov comigo exemplos como o seu.

Infelizmente nao estarei na "despedida", minha folga é somente antes do reveillon e passarei em Niteroi (e se tivesse ai brigaria com a namorada - mais um vez - pra atravessar a ponte e ir pra farra rsrs). Mas, nao posso exigir muito, os momentos que tive foram tao bons, que talvez sejam suficientes, e seria egoísmo querer tudo sempre. Acho que ta de bom tamanho. O SP e os São Paulino no Rio já me deram de mais, de mais.

Parabenizo pelo seu anivesário que vai ser comemorado, pelo tri, pelo bi, pelos 75 anos, pela mudança, pelo passado quase presente, em fim, por tudo.

Obrigado por ter sido cidadão, só por isso. C - I - D - A - D - Ã - O.

E salve o tricolor paulista, amado clube...nosso. é nosso. é tao bom dizer isso. meu time, meu clube, minha vida. Meu São Paulo. Nosso.

Grande abraço

Rodrigo Constantino - Baiano

Leeeh Sillva disse...

Só temos a agradecer primeiramente a Deus por ter colocado você no nosso caminho, e a você é claro, por tantas horas, dias, meses e anos de tanta dedicação. Eu tenho certeza absoluta que você sempre deu o seu melhor, e por isso só tenho a lhe agradecer.
A única coisa que me deixa triste é não poder estar com vocês nos encontros, e por isso, não conheço ninguem aqui da comunidade pessoalmente. Mas fico feliz em saber que somos uma torcida unida e não importa o estado em que vivemos e sim o amor pelo nosso tricolor.

Rodrigo, que Deus continue te abençoando hoje e sempre.
Parabéns pelo seu trabalho, e mais uma vez MUITO obrigada!

Teco disse...

Desculpae, posso parece meio chato, mas vc vai embora? rs!
.
Pelo q li, eh uma transferencia de responsa, q pode ser o Dau bó neh isso? Ele seria o cara na embaixada aqui.
.
Em todo caso, parabens Rodrigo simplesmente por sua DISPOSIÇAO. Pq amor todos temos em ver o clube q adoramos crescer em todos os sentidos, mas ter disposiçao pra ser um elemento disso a custo zero (e por vezes ateh negativo rs!), eh pra poucos.

Ana Paula disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Paula disse...

Rodrigo,

Não vim aqui para lamentar a sua saída, porque isso eu tenho certeza que já foi feito e será muito mais. Vim para te parabenizar pela atitude, e dizer o quanto estou feliz por você ter conseguido dar este passo - que você ensaia desde que eu te conheci!

Imagino o quanto deve ser difícil se afastar do posto "embaixador", pois sei o amor que vc tem pelo time, pelo clube, pelos são paulinos. Sei que é um passo importante para sua construção profissional, que vc vem batalhando há tanto tempo, e conquistando seu espaço! Até porque, o doutorado acaba, né? hehehe

Que bom q vc conquistou tudo isso! As portas que vc abriu no São Paulo certamente estão garantidas a vc. O seu trabalho foi visto, reconhecido, e está marcado. Podemos vir a ter outros embaixadores, certamente teremos. Mas vc foi nosso primeiro, idealizador e fundador de um projeto tão bacana! Por isso te parabenizo!

Imagino a enxurrada de emails que vc deve ter recebido! hahaha Um reflexo de tudo de bom q vc proporcionou a milhares de São Paulinos - do Rio ou de fora do Rio. Que bom q vc nos proporcionou isso, e que bom que etsá conseguindo continuar com a sua vida! Fico imensamente feliz pelo passo dado, que representa sua maturidade, vontade de ir além e desejo de que se construa cada vez algo melhor naquilo que vc ama.

Boa sorte na nova etapa! :) Só espero alguém tão equilibrado quanto vc para o posto... O que não será fácil!

(...)

Beijocas,

Ana!

Ricardo Curi disse...

Parabéns pela abnegação em prol do MAIOR DO MUNDO !Eu queria que todos os Sãopaulinos fossem como vc!Vc não ajudou somente o clube mas todos individualmente!Um abraço

Alexandre Machado disse...

Cara, quase nunca leio um email gigantesto como esse... gigantesca, posso dizer, foi a sua contribuição ao Tricolor e a todos nós que amamos esse clube. Sei bem o que é disponibilidade, muias das vezes queria esatr ao lado de vcs, ou no maracanã, ou no guimos, ou em qualquer outro lugar, mas os compromissos pessoais me impossibilitava. Só quero agradecer todo carinho que vc sempre teve por todos e te desejar parabéns pelo grandioso trabalho desenvolvido ao longo desses anos a frente da embaixada... Parabéns Rodrigo...
Que vc seja muito feliz cara!! Sucesso!

Thiago Camargo disse...

Rodrigo, é com pesar que eu escrevo este e-mail, fico triste com a sua saída da presidência, eu nunca fui muito ativo no grupo, estive em alguns eventos apenas, moro em Xerem, perto de Petrópolis... é muito complicado descer e ver aos jogos com vocês, ainda sim, tive a oportunidade de estar com vocês em alguns eventos, inclusive no festival de cinema que fomos e que eu ganhei a bandeira do nosso clube. Pena que nossa participação na maratona não aconteceu, certamente seria mais uma ótima recordação do grupo. Espero realmente que alguém continue a frente do nosso grupo, imagino que seja o Pedro, ele sempre esteve presente e administrando essa liderança com você. Me lembro dos jogos a anos atrás, vocês distribuindo adesivos e anotando e-mail da galera, muito legal lembrar essa época.

Infelizmente não poderei estar presente nesta festa que será realizada amanhã, terei um concurso para fazer em Petrópolis, depois de uma longa prova a melhor coisa a se fazer é dormir até o dia seguinte...rsrsrssrsss

Espero que você continue contribuindo, não mais como a obrigação do trabalho, contudo, não menos que a enorme devoção que temos pelo grupo.
Confesso que na minha visão, não muito participativa/presente, sempre gostei mais da informalidade que existia anteriormente, hoje como embaixada acho que ficamos regrados em demasia.

Enfim, parabéns por todo o tempo dedicado, ele foi o grande responsável por nossa união no Rio de Janeiro. E que não deixemos nossa união acabar.


Grande abraço meu velho.
Thiago Camargo

Renata Braga disse...

Que texto bem escrito! Uma pena o fato mas perfeitamente compreensível....

Fred Cafaro disse...

Dale Hermanito!

Teo Sales disse...

meu camarada, vc foi um otimo embaixador, trouxe respeito e conhecimento para as outras torcidas de que o sampa n é estadual, é nacional e já invadiu o Rio
muito obrigado por tudo e parabéns

Wilson Alves Portes disse...

Rodrigo,

Parabéns pelo excelente trabalho e pioneirismo a frente da Embaixada, não nos conhecemos pessoalmente, mas ao longo desses anos tive o privilégio de ter acompanhado suas precisas e preciosas informações do nosso glorioso, mais uma vez parabéns e muito obrigado pela dedicação e tenha certeza este primeiro paralepipedo que se firmou será a base e exemplo para continuidade do trabalho pois é um exemplo a ser seguido. Felicidades e sucesso na sua jornada.

Wilson Alves Portes

Severino José da Silva disse...

Rodrigo

Embora pouco tenha comparecido nos eventos desta Embaixada, digo com convicção que vc pode se retirar com a legítima sensação do dever cumprido.

Afinal, "perdidos" aqui no RJ, tínhamos em vc o motivador de nossas cores.

Também, é importante é que a Embaixada continue.

Abraços e obrigado

Severino Silva

Marcelo Moreno disse...

sou o primeiro carioca são paulino de verdade, mesmo antes dele sequer ter um título no continente. mas não tem problema,assim que o spfc voltar a ganhar irão aparecer novos "são paulinos"

Fernando Fernandes disse...

Rodrigo, é um momento BIZARRO, mas entendo seus motivos.
Não convivemos muito, mas ACOMPANHEI todo seu trabalho à frente dos TRICOLORES MAIS FELIZES DO MUNDO no Rio e só temos (TODOS OS SÃO-PAULINOS DE CORAÇÃO) toda sua DEDICAÇÃO!
QUERO QUE SAIBA que quero PARTICIPAR MAIS apesar de ter o MESMO PROBLEMA QUE VOCÊ, além da DISTÂNCIA, mas queria CONTINUAR com os CRAQUES dos ESTANDARTES TRICOLORES, com PEDRO ROCHA, DARIO PEREYRA, TELÊ e TANTOS OUTROS.
GRANDE ABRAÇO pra você e CONTE COM A GENTE!


FERNANDO FERNANDES

Fabio Abreu disse...

Foquei ate emocionado com o texto! Parabéns Rodrigao!

Fabio Garcia disse...

Rodrigo, valeu pelo compremetimento e profissionalismo nessa luta tricolor em terras cariocas!! O progresso foi imenso, desde aqueles jogos naquele buteco em copa....com direito a ovos jogados pelo moradores...rsrsrs..um abraço e saludos!!

Karolyna Gomes disse...

Caramba Rodrigo, só agora li esse email!

Bom, entendo completamente a falta de tempo! Enfim, sua dedicação com o grupo aqui no RJ foi ótima, atenciosa, 100%. Parabéns ao grupo todo que tornou essa união de tricolores possível. Agora, que venham novos dias, novas metas.

Não sei mto bem como posso ajudar, tb estou batalhando nas minhas construções profissionais... mas vai dar tudo certo!

bjoK's e feliz 2011!!! Com muitos títulos pro SPFC, nossa volta triunfal à Libertadores, e projetos particulares cheios de concretizações.

Daniella Marques disse...

Rodrigo,

desculpe a demora, mas hoje que consegui ler seu e-mail todo. Eu estava em semana de provas na faculdade e bastante atrapalhada.
Estava tentando imaginar a Embaixada sem vc à frente dela e fica difícil. Admiro muito o trabalho que vc fez, a dedicação que sempre teve com tudo e achei a nomeação de Embaixador foi mais que merecida.
A Embaixada me proporcionou alguns dos momentos mais lindos da minha vida, (eu cresci em Minas, vendo o São Paulo só pela tv..) sem falar das pessoas que conheci lá.
E sei que nada disso teria acontecido sem vc acreditar tanto que seria possível, imagino como tenha sido dificil no começo.
Em virtude de alguns problemas pessoais e da faculdade, que ocupa muito do meu tempo, acabei me afastando, mas agora as coisas estão se ajeitando e logo voltarei.

Estou me prolongando.. só queria dizer obrigado por tudo e desejar sorte em tudo que fizer. ;)

Um beijo, Dani

Michael Serra disse...

Poxa cara, de lastimar e muito, mesmo. O Vinicius me contou. Fico triste de não poder ter feito nada pra ajudar. Mas tomara que, bom, tudo de certo. E que principalmente seja bem sucedido, tb, daqui por diante.

Rodrigo Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Newton Almeida disse...

Eu fico muito contente de saber que o Estado do Rio de Janeiro deve receber mais de 900 bilhões de reais até 2014. Um número extremamente alto, e podemos usar como referência o PIB do Brasil que deve estar acima de 3 trilhões de reais , então esses investimentos esperados para o Estado do Rio de Janeiro representam um terço de toda a riqueza produzida no Brasil em um ano ! É uma bolada !
Quem diz isso não sou, mas o Governador do Estado. (www.limpezariomeriti.blogspot.com)

Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

Unknown disse...

Sou Rafael, um dos colaboradores da futura Embaixada do SPFC no Espírito Santo. Em nome da Embaixada no ES, gostaria de agradecer o enorme esforço que que Rodrigo teve se lançar nesse projeto tricolor de alma e coração, fazendo com que aqueles momentos [anos atrás em que viámos jogos em casa e na maioria das vezes sozinhos] se transformassem em obrigatórias reuniões onde todos desfrutam da tensão e emoção dos jogos e descobre novas amizades. Tive a oportunidade de assistir a alguns jogos com a Embaixada no RJ e ir a alguns jogos com vcs...como sempre Rodrigo se mostrou bastante receptivo e grato pela visita. Deixo ai uma dica a todos: o projeto já existe, basta termos união e esforço para que nossa torcida possa expandir mais ainda nacionalmente e mundialmente. Que o novo embaixador possa dar continuidade a que os sao paulinos no RJ construíram. Para conhecer mais os projetos da Embaixada do SPFC no ES acessem [www.saopaulinoses.com.br] reformando e [www.delira.com.br]. Parabéns Rodrigo e o convite a vc e extensivo a todos os são paulinos no RJ para conhecerem nossa futura embaixada!!! Rafael 27 98666896 rsmsarmento@hotmail.com

Unknown disse...

Rodrigo e a alma da embaixada saopaulina no Rio. O futuro presidente do clube em 2021 Julio Casares na epoca era o homem do markenting e colaborou muitoo para a embaixada ser o que e hoje. Espero que em 2021 se for possivel o Rodrigo volte junto na gestao do Casares iria ser sensacional

Postar um comentário