domingo, 8 de novembro de 2009

Especial: para curtir o São Paulo na Internet







Olá Hexacampeões,

Temos o hábito de enviar em nossas comunicações notícias e links sobre o São Paulo. É que acreditamos que manter-se informado sobre o Tricolor já é um jeito de vivenciá-lo.

Morando no Rio de Janeiro temos menos opção de jornais e na TV que dêem a atenção merecida ao nosso Tricolor. Com isso, a Internet se tornou uma excelente forma de nos aproximarmos de nosso time de coração.

Por esse motivo preparamos um guia especial dos melhores recursos da web para ter acesso ao São Paulo. Ao final, colocamos o link para o download de dois arquivos. Baixe-os! Assim esse guia ficará salvo no computador de vocês e será prático de usar. Agora, aproveitem!

(obs: se não estiver com muito tempo de ler a descrição dos sites e serviços, simplesmente vá até a seção que explica como salvar os Favoritos e RSS - abaixo, quase ao fim do post - e efetue essas operações. Depois explore essa coleção especial de páginas e serviços. É são-paulinidade transbordante! Novidades, história, momentos emocionantes, curiosidades e tudo mais na forma de links.)Sistema de informação oficial do São Paulo F.C.

Notícias: o principal veículo de comunicação do SPFC com seu torcedor são as notícias publicadas no Site Oficial. As matérias são muito bem elaboradas e costumam trazer dados interessantes.

Twitter: o clube mantém 3 microblogs (twitters) atualizados constantemente, onde é possível saber inclusive qual foi a atividade de treino no dia, participar de promoções exclusivas, e interagir com os diferentes departamentos. Cada um tem um perfil: o da Assessoria de Imprensa centra-se nas atividades do Centro de Treinamento, o da Comunicação traz notícias gerais sobre as iniciativas do clube e o do Sócio-Torcedor é voltado para as vantagens dos que fazem parte do Programa.

Newsletter: o clube envia um Newsletter a todos os cadastrados (são poucos emails, nada que lembre spam, só informações selecionadas). Para se cadatrar, acesse o site oficial do clube e digite seu email no campo à esquerda onde se vê escrito "Newsletter". Recomendo.

Youtube: temos um canal oficial de vídeos que se concentra em mostrar entrevistas coletivas, apresentações de jogadores e de iniciativas do clube, entrevistas especiais com nossos atletas no Centro de Treinamento. Além desse principal, o programa Sócio Torcedor também lançou um canal próprio de conteúdo.

Sites de Notícias

Os principais sites de notícias esportivas do Brasil tem sua seção inteiramente dedicada ao Tricolor. Excelente modo de se manter informado!

GloboEsporte.com (grande volume de notícias, integração com as matérias do programa de TV "Globo Esporte", muitos da edição SP do programa)

Lancenet (grande volume de notícias)

Gazeta Esportiva.Net

Terra

Espn Brasil

IG

Uol (muitos vídeos carregados diariamente)

Estadão

Editora Abril

Há outros sites de notícias muito bons, mas que não tem uma página específica voltada ao SPFC. Esse é o caso por exemplo da edição online da "Folha de São Paulo" ou do portal "Máquina do Esporte".

Sites de Clipping ou voltados para a cobertura exclusiva do SPFC

Há sites em que o atrativo é a reunião sistemática de notícias que saem em vários veículos sobre o assunto SPFC. Alguns tem colunas, lojas online próprias,

Sempre Tricolor: www.sempretricolor.com.br
Total Tricolor: www.totaltricolor.com.br


Esses sites, em medidas diversas, tem como proposta apresentar, além de notícias geradas por outros veículos, algum conteúdo jornalístico próprio, além de colunas, fóruns, bolões, podcasts e outros atrativos.

Blogs

Temos blogs totalmente voltados ao Tricolor. Listo aqui alguns dos melhores e com perfis diferenciados entre si.

O Blog do Torcedor do Globoesporte.com, assinado por Daniel Perrone, é voltado a dar algumas notícias e debater nosso desempenho nos jogos, fazer saudáveis provocações aos adversários...

O excelente SPFCpedia mescla notícias contemporâneas com pesquisa histórica sobre o SPFC. Muito bom!

O Universo Tricolor é recente, tem formato de blog, e traz muito conteúdo multimídia (fotos e vídeos). Alterna as notícias do dia com lembranças de quem foram nossos grandes ídolos e de nossas conquistas.

O blog do Zanquetta é dirigido por um torcedor apaixonado; traz informações, mas também ganha destaque tratando de análises táticas do Tricolor

Marcelo Lima é jornalista da JovemPan SP e, embora não trate só do Tricolor, costuma cobrir com mais ênfase o SPFC. É certamente um dos jornalistas mais bem informados sobre o nosso clube. Seu blog também usa bem as possibilidades interativas e, muitas vezes, permite o envio de perguntas para os entrevistados pelo blog ou mesmo para o próprio Marcello Lima.

Victor Birner é jornalista e não esconde que é são-paulino. Embora não trate exclusivamente do nosso clube, também tem os olhos voltados para o Tricolor.

O blog Morumbi 2014 é uma excelente fonte para uma questão bem definida: como anda a participação de nosso estádio na Copa.

O nosso Blog São-Paulinos no Rio de Janeiro traz avisos relacionados às nossas atividades, depoimentos de torcedores que participam de nossos encontros e caravanas e, mais importante que tudo, está sempre aberto à contribuição de vocês. Participem!

Há blogs excelentes sobre Futebol que não constam aqui visto que não são fortemente voltados ao Tricolor Paulista. É o caso dos blogs de PVC, Juca Kfouri, Lédio Carmona, entre outros tantos.

Fóruns

Definitivamente, o sistema Orkut tomou o espaço dos tradicionais fóruns de discussão. Nesse sistema, três fóruns são especialmente recomendáveis.

A "São Paulo F.C. Tricolor" é dos maiores e mais tradicionais fóruns sobre o SPFC no sistema Orkut:

A "São Paulo em Debate" tem a pretensão de reunir discussões mais aprofundadas e debatedores mais ponderados.

A "São-Paulinos no Rio de Janeiro", espaço do qual nasceu a rede da qual vocês fazem parte, não se limita a ser o maior fórum regional de torcedores do Tricolor e trazer as discussões voltadas as nossas questões aqui no RJ como também tem debate muito qualificado em cima de notícias frescas sobre o "Maior do Mundo".


Vídeos

Ver vídeos na Internet pode ser não só uma forma de nos informarmos mas também de relembrar nossas glórias.

Youtube
O maior site de vídeos do mundo é um manancial a ser aproveitado. A melhor forma quando se quer ver algo é usar o campo de busca e também usar o espço de "vídeos relacionados". Entretanto, há alguns canais que centralizam muito conteúdo sobre o Tricolor. Recomendo especialmente os canais:


Em cada um desses, dá para passar algumas horas de tanta coisa boa que há para ver. Trazem não só os lances das últimas rodadas como também entrevistas (novas ou antigas), reportagens especiais, vídeos de títulos (no caso do último há inclusive jogos completos - quem nunca viu a final de 86, por exemplo, pode ver lá).

Globo vídeos
Em termos de web tv, pouco pode se comparar ao arquivo acumulado por anos pela TV Globo. Muito material está disponível através da página de vídeos da Organização. Seja atual ou material mais antigo. O melhor modo de usar é pelo campo de busca ou pela página em formato de calendário.

Outras Web TVs:
UOL: http://esporte.uol.com.br/futebol/clubes/sao-paulo/index.jhtm (não traz uma seção separada sobre o SPFC, o melhor modo de acessar os vídeos sobre o clube é acessar a página do jornalismo esportivo voltado ao clube, onde os vídeos aparecem listados)
TV Lance: http://www.lancenet.com.br/multimidia/ (também não traz uma página separada e exclusiva para os vídeos do SPFC).


Downloads

É possível obter muito material sobre o São Paulo em redes de compartilhamento de arquivos.

O Projeto "Acervo Tricolor" é dirigido por Daniel J. Oliveira (que também é ativo colaborador de nossas ações no RJ desde 2006). Seja através de seu site ou então de sua comunidade no Orkut, o "Acervo" centraliza muito material sobre o Tricolor Paulista
(na comunidade há a vantagem de interatividade, de modo que é possível fazer sugestões, pedir indicações, etc).


Salve como Favoritos, use atualizações de RSS

Para não ter de memorizar esses endereços e tê-lo sempre a mão, a melhor pedida é salvá-los como Favoritos em seu navegador. Pode-se fazê-lo mais facilmente através do arquivo (.htm) que pode ser baixado no link ao final desse post. Importe-o para o seu navegador que esses sites listados aparecerão entre os Favoritos de seu navegador (se ficar em dúvida como fazer, pesquise no Google "importar favoritos" seguido do nome do navegador que você utiliza)

Listamos muitos sites. Consulte os que mais lhe agradarem. Exclua os que achar excessivos e agregue os seus próprios, até chegar ao conjunto que julga ideal para si.

A tecnologia de RSS é simples e muito útil. É uma forma de fazer com que as informações dos sites venham até você, sem que você tenha que ir até suas páginas prediletas checar de tempos em tempos se há novas notícias, posts ou uploads (veja esse vídeo e entenda como é simples: http://www.youtube.com/watch?v=6yLU0EFAJw4).

Muitos dos sites que listei oferecem essa possibilidade. Também deixei salvos os endereços para o envio automático de suas atualizações em um arquivo (.opml) que pode ser baixado pelo link ao final desse post. É só importá-lo para o seu agregador.

Sim, você pode não saber, mas provavelmente já possui um agregador de RSS. Os navegadores mais populares Internet Explorer (a partir da versão 7.0) e Mozilla Firefox possuem agregadores embutidos. Quem recebe emails em Outlook ou em Yahoo também tem e verá o ícone laranja do RSS à esquerda. No caso do Gmail, no alto à esquerda há um link para o serviço "Reader", embutido a sua conta no Gmail. Todas essas possibilidades permitem ver RSS. Além disso há muitos programas específicos de agregação de informação por RSS (veja aqui).

Além dessas fontes de informação sobre o São Paulo, aproveite e salve suas leituras preferidas (sejam blogs de humor, sites de notícias do Brasil e do mundo) desse modo e ganhe praticidade no uso da Internet.





Faça você também suas recomendações sobre o São Paulo e compartilhe com todos

Se você tem sites voltados a cobertura do São Paulo que acha recomendáveis e gostaria de indicar, deixe um comentário nesse post. Compartilhe aqui no blog o que acha que existe de melhor sobre o SPFC na web com outros torcedores!


Saudações Tricolores,

Rodrigo Marques
Embaixador do São Paulo F.C. no Rio de Janeiro

2 comentários:

Eduardo Gomes disse...

Rodrigo,

que maravilha de post. Mais uma vez, parabéns por todo o trabalho que vem realizando para nós, Sãopaulinos residentes no RJ. Estamos líderes, vamos lotar nossa embaixada, nosso estádio. Rumo ao tetra-hepta.

carlos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário