Olá
Hexacampeões,
Foi ruim ter sido eliminado do Paulistão 2009. Sobretudo quando essa eliminação se dá em um jogo envolvendo tanta rivalidade, em um jogo que queríamos tão fortemente vencer. Mas, enfim, aconteceu e já é passado.
Escrevo para fazer um balanço geral da nossa experiência dos encontros na Embaixada para o Paulista 2009.Consideramos, para todos os efeitos, que a movimentação são-paulina na cidade do Rio de Janeiro teve início efetivo em 26 de abril de 2006. No primeiro ano, não realizamos sequer um encontro para ver jogos do Paulista. Em 2007 e 2008 conseguimos realizar eventos para alguns jogos somente.
Em 2009, pela primeira vez em nossa história, realizamos encontros em todos os jogos do Paulista. Isso é algo a se comemorar muito! Mostra o amadurecimento da mobilização são-paulina no RJ. Depois de 3 anos fechamos um ciclo: agora temos encontros em todos os jogos da temporada no time profissional no ano! Se há alguns anos não havia nada que se assemelhasse a um ponto de encontro são-paulino na cidade, hoje podemos ter a certeza de que mesmo nos jogos que são tomados pela maioria como os menos importantes da temporada (as 1as rodadas da fase de classificação do Estadual), temos um local para vivenciar o Tricolor Paulista.
Freqüência aos encontros
E não foi só que tivemos encontros. É que eles tiveram bom público também. Média de 41 pessoas. A nossa melhor média para um campeonato Paulista e a 4a melhor envolvendo todos os campeonatos que já assistimos juntos. E olha que a frequência caiu razoavelmente depois que o Pay-per-view falhou na transmissão de dois jogos. Foi ótimo e poderia ter sido ainda melhor!
Falhas do Pay-per-view
Duas falhas na transmissão. Nessas ocasiões convocamos encontros, pessoas estiveram na Embaixada, mas não houve transmissão. Péssimo. Entretanto, foi bom ver que hoje não estamos sozinhos em casos como esses. Por conta do programa Embaixada São-Paulina casos desse tipo são comunicados ao clube que os tornam pautas das reuniões periódicas entre diretores do SPFC e executivos das emissoras. Ganhamos um canal forte para nos fazermos atender e assim podemos trazer ganhos para toda a comunidade são-paulina do Rio de Janeiro. Tomara que os serviços prestados a nós melhorem.
Niterói
Sobre Niterói, algumas pessoas me escreveram estranhando que não estavam acontecendo encontros na cidade de Araribóia durante o Paulistão. Queria tornar público o que escrevi a essas pessoas. Vejo essa questão por outra perspectiva. Fico feliz que as pessoas demandem encontros lá também, mas não é que há que se lamentar a falta de reuniões lá e sim que se felicitar a existência de reuniões aqui no Rio de Janeiro! Realizar encontros periódicos é uma conquista que se dá aos poucos. Quero ver o dia em que não só Niterói tenha encontros todas as rodadas, como também em outras cidades do estado. Mas, por enquanto, é preciso paciência. E se possível, nos dar uma mãozinha nesse processo de expansão de nossas redes e mobilização de nossa torcida. Ele é a chave de tudo. Quanto maiores e mais articulados, mais conquistaremos.
Fotos dos encontros
Com o dinheiro arrecadado em rifas no ano passado conseguimos adquirir uma câmera digital para a Embaixada e, desse modo (não sei se vocês já tinham reparado), pudemos melhorar muito o volume de imagens publicadas em nossos álbuns. Passamos a ter imagens novas todas as rodadas! Deixo registrado meu agradecimento ao João Paulo Gomide. Além de ser peça fundamental para a mobilização da torcida são-paulina no RJ, esse grande tricolor emprestou sua câmera pessoal por 3 anos para que vocês pudessem ter ver registros dos nossos encontros. Valeu demais, João!
Vejam as fotos do último encontro e dos anteriores aqui: http://picasaweb.google. com.br/saopaulinosnorio
Encontro São Paulo x Corinthians (19/04)
Tínhamos tanta gente que não pude contar. Mas, de acordo com o controle do bar, 200 pessoas estiveram lá domingo. Nosso 4o maior público da história! Observo que as novas TVs instaladas no Guimo's melhoraram muito a visualização (para que se tenha idéia, em um jogo com 40% menos gente na época que só havia o telão, a condição de assistir não era tão boa). O sistema de som deve ser reparado em breve, de modo a não depender só das caixas de som das TVs (como está atualmente). Por fim, na rifa que realizamos, arrecadamos R$ 200,00 que serão usados integralmente em futuras ações da Embaixada. Me esforçarei para que próximas rifas sejam melhor divulgadas e mais bem coordenadas em sua realização.
Vida que segue...
Ainda tenho o sonho de ver o Rio de Janeiro tomado por são-paulinos comemorando o campeonato Paulista. Esse sonho esperará mais um pouco (não muito, visto que somos os maiores campeões paulistas da história, em termos relativos, e em breve faturaremos mais um). Mas agora um outro sonho ganha nosso foco exclusivo. Hoje já tem Libertadores!Campeonato que só joga quem conquista esse direito. Campeonato que só ganha quem sabe o que é ser grande no futebol mundial.
Veja o vídeo e se emocione: http://www.youtube. com/watch?v=6D_sOW-XX3k
Abraços a todos,
São-Paulinos no Rio de Janeiro
Embaixada São-Paulina - Rio de Janeiro
Torcendo pelo Maior do Mundo na Cidade Maravilhosa
Embaixada São-Paulina - Rio de Janeiro
Torcendo pelo Maior do Mundo na Cidade Maravilhosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário