“De modelo a toda terra”. Para quem é de fora do Rio Grande do Sul soa estranho, para quem conhece, ainda que minimamente suas tradições, logo se lembra do trecho do hino rio-grandense mais entoado pelos gaúchos. Posso lhes dizer, humildemente, caros amigos tricolores, que foi esta a primeira impressão que tive sobre a Embaixada Tricolor no Rio de Janeiro, realmente, o modelo.
Morando há 15 anos no Rio Grande do Sul, aprendi a gostar de muitas coisas: chimarrão, churrasco, o Guaíba, mulheres (as cariocas que me perdoem!), etc. Cá entre nós, do chimarrão nem tanto, ainda prefiro meu bom e tradicional expressinho (Esqueça o time de 95!).
Nostalgia à parte, apenas um aspecto desta transição cultural manteve-se intacta – além de ainda falar o “você” – : o amor incondicional pelo São Paulo Futebol Clube. As lembranças saudosas dos esquadrões tricolores, jogadores, e principalmente, do Morumbi, permaneciam presentes em minha memória desde sempre, na mesma proporção que o sofrimento por estar longe aumentava. Sofrimento este que só pôde ser amenizado com a criação de um grupo de são paulinos, concretizado graças ao orkut, e que, orgulhosamente, faço parte desde o ínicio, e hoje sendo um de seus moderadores. O calor da torcida e o sentimento de união, mesmo estando longe, que passei a sentir, pôde ser revivido esta semana, de férias no Rio de Janeiro.
Na última quarta feira, 18, pude reviver as caminhadas até a rampa de acesso ao Morumbi, mas desta vez, acreditem, em Copacabana. Sempre soube que havia uma embaixada são paulina no Rio de Janeiro muito forte e realmente atuante, o que me deixava profundamente extasiado, sem falsa demagogia. Mas, caros amigos, encontrar dezenas de tricolores pela rua ao descer em Copacabana, ser saudado por alguns deles, tão bem recepcionado no bar mais são paulino da cidade maravilhosa (para os mais bairristas, Rio de Janeiro, apenas) foi algo que eu não esperava.
O lema da turma “Torcendo pelo maior do mundo na cidade maravilhosa” nunca se fez tão presente em minha vida. Uma pena que a animação e a corrente positiva da torcida não foi suficiente para a vitória, até então, iminente. Mas, sabendo da importância do primeiro passo para o tetra, uma lição para o time.
Que as suas façanhas possam servir de modelo à nossa comunidade gaúcha de são paulinos, quiça, de diversas outras pelo Brasil. E que possamos, juntos, comemorar o Tetra da América no Morumbi. No ensejo, meu agradecimento pelo apoio e pela atenção. Especialmente ao Rodrigo Marques, Embaixador são paulino no Rio de Janeiro. Deixando bem claro que é redundante vir desejar sucesso à todos vocês, membros da embaixada, sabendo que tudo isto é administrado por são paulinos qualificados, e acima de tudo apaixonados.
Meu muito obrigado!
Glauco Bittencourt, moderador da comunidade "São Paulinos em Porto Alegre"
2 comentários:
Grande, Glauco! Obrigado pelos elogios ao trabalho. No que o pessoal do RS precisar, estaremos sempre aqui. Abraço!
Muito obrigado pelo reconhecimento da nossa embaixada e muito obrigado por fazerem a diferença aí no RS. Sucesso e sejam felizes, e ao voltarem sejam sempre bem vindos.
Postar um comentário