São-paulinos do Rio,
Quarta-feira foi realizado um encontro especial para discussão do tema da relação disso que fazemos com as torcidas organizadas.
Explicando o porquê do encontro:
A iniciativa dos "são-paulinos no Rio" não nasceu vinculada a torcidas organizdas mas também não era antipática. Cada um mantinha sua posição em relação a esse assunto que é tão polêmico e mexe com a identidade de cada um. O único ponto é que não cantávamos músicas de torcidas nos bares porque elas, muitas vezes ofendem os donos de bares ou clientes que lá estão. Mas não havia mais nada resolvido sobre o assunto.
Gostaríamos de não precisar tratar dele, afinal, cada um tem suas preferências e elas deveriam ser respeitadas. Recentemente, entretanto, percebemos que era necessário tocar na questão. Aconteceram pequenos incidentes (um com uma torcida organizada do Botafogo e outra com uma torcida do Palmeiras), onde nada de grave aconteceu, mas que nos mostraram o seguinte:
- Tá cheio de invejoso por aí que vê algo bonito como a gente faz e pode tentar estragar.
- Entrar em provocações só alimenta um ciclo infinito de problemas (a lógica da rua é a do não poder ficar no "prejuízo", é preciso descontá-lo).
- Muitas vezes, torcidas organizadas veem os sinais de pertença a outra torcida como uma provocação (como touros que se enfurecem diante da capa vermelha), mesmo que não haja nenhuma intenção nesse sentido.
Assim, convocamos um encontro onde discutimos e A COLETIVIDADE DECIDIU QUE:
1) Não vamos manter, nos encontros, quaisquer sinais de pertença a torcidas organizadas. Assim, continuaremos sem entoar os gritos que exaltem organizadas ou a violência;
2) Nos fóruns da Internet (orkut e site spfcnorio.com.br) não serão mais permitidos quaisquer sinais, links, expressões que remetam às organizadas;
3) Não serão mais permitidas provocações absolutamente escrachadas aos adversários nos nossos fóruns (falar que o "Corinthians é freguês" é válido, verdadeiro, e faz bem rsrsrs , mas chamar, por exemplo, o Palmeiras de "porcas rosas" e o Vasco de "bacalhau fedido" deve ser evitado)
4) Membros que fizerem provocações à torcedores de times adversários nas suas próprias comunidades, fóruns e páginas de recados serão banidos da nossa.
Não é da vontade de ninguém cercear a liberdade do outro, mas a coletividade assim decidiu por que mostrou acreditar que:
a) valoriza sua própria segurança;
b) que qualquer coisa que ganhe, aos olhos dos outros, ar de "provocação" pode criar retalizações em espiral;
c) que a atitude de um ou alguns pode prejudicar um grupo inteiro.
POR ISSO, PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS NESSES CUIDADOS! É preciso união nesse aspecto para que nossa iniciativa continue a ser esse sucesso que vem sendo.
O que fizemos aqui foi nos adiantar em relação a qualquer problema que poderia vir a acontecer. De fato, NUNCA HOUVE QUALQUER PROBLEMA COM A SEGURANÇA DOS QUE FREQÜENTAM NOSSOS ENCONTROS.
Todos podem freqüentar os encontros sem qualquer receio. O bar que assistimos os jogos está em constante contato com uma rede de pessoas que realizam a segurança da área e, além disso, os próprios membros de torcida organizada que pudemos conversar (Mancha Verde e Torcida Jovem Fla - que estão organizando uma Independente aqui no Rio) nos disseram que as torcidas organizadas brigam entre si, e portanto, do momento que deixamos claro que não estamos ligados a elas, deixamos de fazer parte desse universo.
Abraços a todos,
Rodrigo e Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário